sábado, 29 de abril de 2017

Pequenos adultos


     As famílias estão transformando as crianças em pequenos adultos, e possivelmente, elas estarão esgotadas quando chegarem à idade adulta. Agenda lotada, presentes em excesso, pouco tempo para fazer o que realmente gostam. A criança de hoje possui um tempo diferente, já não é como a criança da década de 80/90. Quando eu era criança, esperar o tão sonhado presente do papai Noel, demorava uma eternidade na minha cronologia. Hoje ele chega tão rápido, que a criança logo o abandona. 
        E não é só porque o tempo esteja passando rápido, mas por ganhar presentes demais, a qualquer momento, e por qualquer motivo. As famílias estão trocando o tempo que elas não têm a oferecer, por objetos materiais e agenda cheia. Cadê o querer? Em que momento a criança faz o que realmente gosta? Onde se perdeu o tempo de brincar? Deixar a criança fazer o que quiser, não no sentido literal do querer, ela necessita brincar, para que reconheça seu próprio corpo, por exemplo: estabelecer relações como perto e longe, é no corpo que inicia esse aprendizado, é quando ela aprende que o olho está longe do dedão do pé. 

Propriedade de:  A Arte de Despertar



             As crianças estão pedindo ajuda, através de sintomas físicos e psicológicos. E muitas vezes, esse pedido passa despercebido, porque a família está pouco presente, a educação foi terceirizada. Deixar de educar, causa problema para ambos os lados. As crianças são educadas por outras pessoas, que possuem valores diferentes. A criança deixa de criar memórias afetivas com seus pais, essas memórias são de extrema importância porque criam intimidade, é ela que leva a imposição de limites, possibilita direção, permite conversas sobre assuntos necessários.
        Qualidade, é isso que as crianças estão solicitando, claro que o mundo de antigamente é diferente do de hoje, mas não custa muito oferecer uma parcela do seu tempo. Participe, deixe a criança explorar o ambiente em que vive, você estará lá para amparar caso necessite, o futuro dela será construído com o presente, não deixe que esse futuro seja construído sem base firme. Ela quer o seu olhar, o seu toque, a sua presença. Leia a frase abaixo com o coração aberto, você é o espelho.

“ Não exija de mim que eu faça o que tu não fazes. Aprenderei e sempre serei o que tu fazes, ainda que não o digas. Nunca farei o que tu dizes e não fazes”. Autor desconhecido.

EliS


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário